- Área: 70 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ivar Kvaal, Nils Vik/D2, Charlotte Thiis-Evensen
-
Fabricantes: Decospan, Kebony, Moelven, Porsgrund, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pequena casa está localizada em uma ilha na costa sul da Noruega. O lote se caracteriza por rochas lisas e curvas que descem até chegar no oceano. A casa é um projeto para dois artistas que desejavam construir uma residência para a contemplação e o trabalho.
A entrada ao projeto se dá a partir da parte posterior, caminhando por uma pequena colina acessa-se uma escada que atravessa o edifício e leva para a entrada na parte frontal. A sequência de entrada demarca uma transição e prepara para a vida na ilha.
A topografia do local foi cuidadosamente medida para integrar as rochas no projeto. Pisos de concreto em diferentes cotas se conectam aos níveis principais da topografia e criam uma variedade de diferentes espaços ao ar livre. Os pisos e escadas de concreto dissolvem a divisão entre interior e exterior. O interior se transforma em parte da paisagem, e caminhar por dentro e ao redor da residência torna-se uma experiência única, onde as diferentes características do terreno integram a arquitetura. O pisos de concreto, a cozinha, o banheiro e a lareira afloram das rochas, que em alguns momentos também servem como mobiliário.
Uma estrutura de madeira pré-fabricada é colocada nos pisos de concreto e, finalmente, uma estrutura leve de madeira cobre a casa para filtrar a luz e direcionar as vistas. A estrutura de madeira tem uma profundidade que cria um jogo de sombras ao longo do dia e uma atmosfera calma que se assemelha à sensação de estar debaixo de uma árvore.
Um pequeno anexo cria uma cerca ao redor do edifício vizinho e outro espaço externo protegido. Toda a madeira utilizada na parte externa é Kebony, que é uma madeira especial tratada termicamente que se torna cinza e não requer manutenção.